Mestrados em Gestão dos Media Digitais
Em cumprimento das directrizes da UIT e da SADC, o Conselho de Ministros da República de Moçambique, na sua 44ª Sessão Ordinária, realizada a 7 de Dezembro de 2010, acolheu a proposta da SADC, adoptando assim o padrão DVB-T2, ao mesmo tempo que cria, através da Resolução Interna nº. 1/2011, de 8 de Fevereiro, a Comissão Técnica para a Implementação da Migração da Televisão Analógica para a Digital.
Neste quadro político, o Mestrado em Gestão dos Média Digitais (MGMD), vem responder à dinámica da mudança tecnológica da televisão bem como à necessidade de formação de profissionais dotados de competências teóricas, técnicas e práticas para planificar, gerir, controlar pequenas e grandes emissoras de televisão digital.
O MGMD oferece uma formação profissionalizante, abrangente, multidisciplinar e integrada, que conjuga uma sólida base teórica e prática em gestão dos conteúdos dos médias digitais, com a aplicação do saber profissional e de investigação em contextos específicos e diversos de comunicação digital.
Este é um mestrado profissionalizante dedicado, muito em particular, às grandes temáticas do ecossistema digital, desde a compreensão do novo paradigma, nas suas múltiplas características, à gestão dos meios digitais de comunicação social.
Em particular, o mestrado oferece a oportunidade de aprofundar os aspectos práticos de funcionamento das empresas dos médias, e investigar aspectos das actividades de gestão destas empresas (estrutura económica, gestão, planificação, controlo, pesquisa, criação e desenvolvimento de conteúdos, etc.).
O MGMD cruza três aspectos distintos e integrados no processo formativo: o primeiro diz respeito às ferramentas teóricas e metodológicas que podem abordar questões críticas estudadas (funções de gestão dos médias), o segundo, preparação através do estudo sistemático de uma série de casos para compreender situações, processos e tendências que afectam os diversos sectores da edição e jornalismo. Finalmente, o terceiro aspecto é representado pela intervenção de profissionais e gestores que desempenham funções importantes no sector editorial, que testemunham os problemas e oportunidades encontradas nas suas experiências de trabalho.