Mensagem do Director
Bem-vindo à Escola de Comunicação e Artes - UEM
Por Deliberação do Conselho Universitário (14/CUN/2002) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), após apreciação positiva do Conselho Académico da UEM, foi criada a Escola de Comunicação e Artes (ECA), no dia 29 de Novembro de 2002. A ideia da criação da ECA na UEM surge no âmbito da operacionalização do Plano Estratégico da UEM 1999-2003, que recomendava, no seu Objectivo Estratégico 6, – Aumentar o número de ingressos, e no seu ponto 7 orientava para “Desencadear o processo de introdução de novos cursos universitários em outras áreas do conhecimento”.
A ECA conta actualmente com seis cursos. Além de Jornalismo, o primeiro curso a funcionar, desde 2004, são ofertados os cursos de Música, introduzido em 2006, de Teatro, em 2008, de Marketing e Relações Públicas, 2016. Os cursos de Arquivística e de Biblioteconomia, introduzidos em 2016, resultaram da separação dos anteriores dois troncos do curso da Ciência da Informação, que teve seu início em 2009.
Neste presente ano de 2018, estão matriculados cerca de 1000 estudantes distribuídos pelos seis cursos acima mencionados. Estes são assistidos por um corpo docente que, paulatinamente, vem solidificando mediante a aquisição de graus académicos em nível de Mestrado e Doutoramento. De igual forma, o corpo discente conta com apoio imprescindível de Técnicos Administrativos que, à semelhança dos docentes, procuram capacitar-se para melhor exercerem suas funções profissionais.
Passado mais de uma década, desde a sua criação, a ECA regozija-se de ter já colocado no mercado vários profissionais que estão a contribuir para a melhoria da qualidade de serviços prestados nos sectores das comunicação, informação e artes. Não é por a caso que a procura pelos cursos ofertados pela ECA tem conhecido um assinalável incremento nos últimos processos selectivos da UEM.
O Director
Prof. Doutor João Miguel